A EPT QUE VOCÊ JÁ CONHECE
AGORA MAIS VERDE

Vamos lá!

Quem somos nós

Mobilidade urbana com mais sustentabilidade

A EPT se destaca como uma autarquia inovadora e sustentável, assumindo a responsabilidade pelo transporte público tarifa zero em Maricá. Sua abordagem visionária revoluciona o acesso à mobilidade, proporcionando um serviço essencial para os usuários. Além disso, a EPT incorpora práticas sustentáveis em suas operações, promovendo não apenas a eficiência no transporte, mas também a preservação ambiental. Ao adotar a tarifa zero, a autarquia não só fomenta a equidade no acesso, mas também se destaca como uma referência inovadora no cenário da Tarifa Zero.

  • Bicicletas públicas compartilhadas
  • Tarifa Zero gratuito de qualidade
  • Administração e gestão 100% pública

Práticas Sustentáveis

Conheça algumas das práticas consientes adotadas pela Empresa Pública de Transportes em comprometimento com o meio ambiente

Redução das impressões

Totalmente desenvolvido pela Diretoria de Planejamento e Tecnologia da EPT, o SISGO, um sistema inovador para a gestão eficiente, tornou nossos processos digitais e transformou os memorandos em eletrônicos, resultando em uma notável economia papel.

Descarte Consciente

Nosso descarte de pilhas é feito de maneira responsável. Reconhecemos a importância de preservar o meio ambiente e, em parceria com o INAC e como forma de comprometimento com o meio ambiente, garantimos a destinação correta desses materiais.

BICICLETAS COMPARTILHADAS

Em uma parceria entre a cidade de Maricá e a Serttel, o projeto de bicicletas compartilhadas, conhecido como "Vermelhinhas", atraiu mais de 130 mil usuários. Além de sua contribuição significativa para a preservação do meio ambiente - com mais de 260 toneladas de carbono deixando de ser emitidas - essas bicicletas promovem uma melhoria na qualidade de vida dos usuários. Com benefícios como aumento da atividade física, redução do estresse e melhorias na saúde cardiovascular e mental, as "Vermelhinhas" também ajudam na redução da poluição do ar, economia de dinheiro e diminuição do sedentarismo.

Essa escolha consciente não apenas beneficia os indivíduos, mas também contribui para a saúde do planeta.

Saiba mais sobre o projeto clicando aqui

Dados atualizados em: 15/07/2024

134.968

Usuários cadastrados
desde o início do projeto

300

Bikes distribuidas
pela cidade

67.049

Deslocamentos
apenas em 2024

PROJETOS EM DESENVOLVIMENTO

Conheça alguns de nossos projetos verdes que estão em fase de desenvolvimento e implementação.

Ônibus Hibridos

A Prefeitura de Maricá participou do 3º Congresso Anual de Hidrogênio para a América Latina e o Caribe (H2LAC 2023), apresentando o protótipo do ônibus híbrido "Vermelhinho Sustentável", desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ). O evento visa identificar oportunidades de investimento e acelerar o desenvolvimento da indústria de hidrogênio na região. O secretário de Desenvolvimento Econômico de Maricá, Igor Sardinha, destacou a importância do projeto e a participação pioneira da cidade no debate sobre o uso de hidrogênio como combustível. Maricá planeja descarbonizar sua frota de ônibus até 2038, substituindo-a por veículos sustentáveis. Além disso, a cidade criou uma Política Municipal de Hidrogênio para incentivar o uso desse combustível limpo e atrair empresas que o utilizem em suas operações. O hidrogênio verde, obtido de fontes renováveis, é considerado o combustível do futuro e pode ter diversas aplicações, desde a indústria química até o transporte público e a agricultura.

Bicicletas Compartilhadas Adaptadas

Em adição ao projeto das "vermelhinhas", estamos também desenvolvendo o projeto das "vermelhinhas adaptadas". Pessoas com deficiência frequentemente enfrentam obstáculos ao utilizar bicicletas convencionais, privando-as dos benefícios da atividade física e da autonomia de locomoção. O propósito é viabilizar o uso de bicicletas por pessoas com deficiência, disponibilizando modelos adaptados que sejam seguros, confortáveis e de fácil manejo. Todos devem ter acesso a opções de transporte inclusivas e acessíveis, e a introdução das bicicletas adaptadas é um passo significativo para garantir esse direito.

EPT em destaque

Perguntas frequentes

Explore nossa página de perguntas frequentes para obter respostas rápidas e abrangentes sobre os serviços da EPT. Descubra mais sobre tarifa zero, práticas sustentáveis e iniciativas inclusivas que moldam a experiência de mobilidade em Maricá.