Vermelhinhos sustentáveis e transição energética no Brasil foram destaques no 3º Congresso Brasileiro do Hidrogênio

Quinta, 01 Junho 2023 13:06
A Empresa Pública de Transportes (EPT) participou do 3º Congresso Brasileiro do Hidrogênio - Transição Energética, Descarbonização e Reindustrialização, realizado nos dias 29, 30 e 31 de maio, na Av. João Saldanha, Barra de Maricá.

Organizado pela Associação Brasileira do Hidrogênio (ABH2), em parceria com a Prefeitura de Maricá, o evento consolidou o pioneirismo da Cidade na adoção de políticas para o desenvolvimento de diversas cadeias de valor para o hidrogênio, em especial a sua comercialização e uso.

Foram apresentados no congresso os protótipos de ônibus híbridos “Elétrico-Hidrogênio”, que serão incorporados à frota dos Vermelhinhos a partir de 2024. A previsão é que em 2027, a frota opere com mais 15 ônibus descarbonizados e 100% da frota totalmente sustentáveis em 2038.

Participam do Congresso o prefeito de Maricá, Fabiano Horta; o presidente da Empresa Pública de Transportes (EPT), Celso Haddad; o secretário de Governo de Maricá, João Maurício de Freitas (Joãozinho); o secretário de Desenvolvimento Econômico, Comércio, Indústria, Petróleo e Portos, Igor Sardinha; o secretário de Promoções e Eventos, José Alexandre; o presidente do ICTIM, Carlos Senna; o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Hamilton Lacerda; o secretário estadual de Energia e Economia do Mar, Hugo Leal; o presidente da Associação Brasileira do Hidrogênio, professor Paulo Emílio Valadão Miranda; o executivo de Furnas Centrais Elétrica, Victor Hugo Góes; dirigentes de universidades, de startups e de empresas do segmento de tecnologia e inovação.

"Para a EPT, foi um privilégio participar do 3º Congresso Brasileiro do Hidrogênio e fazer parte desse projeto visionário de transição energética que tem por objetivo descarbonizar o transporte público coletivo de passageiros em nossa Cidade. É nosso dever colaborar ativamente para que ao longo dos anos toda a frota da EPT seja substituída por uma matriz mais sustentável", explica o presidente da EPT, Celso Haddad.

#EPTMaricá #PrefeituradeMaricá #TarifaZero #Hidrogênio #CarbonoZero