Vermelhinhos geram economia de mais de 12 milhões por mês à população maricaense

Quarta, 26 Outubro 2022 13:16

De acordo com dados da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), mais de 40 cidades brasileiras aplicam a Tarifa Zero no transporte público coletivo.

Maricá foi a primeira cidade do Brasil com mais de 100 mil habitantes a implantar o sistema Tarifa Zero em todo o Município.

Atualmente, a EPT conta com 38 linhas e 115 ônibus que realizam diariamente mais de 1.300 viagens contabilizando em média cerca de 3.000.000 (três milhões) de deslocamentos/passageiros mensais.

Segundo o levantamento realizado pela EPT nos Municípios de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Rio de Janeiro, o custo médio da tarifa de ônibus municipal é de R$ 4,05.

Se multiplicarmos a quantidade de deslocamentos pelo custo médio da tarifa de ônibus municipal cobrada nas citadas regiões veremos que, desde janeiro de 2022, a gratuidade no transporte público coletivo gera a toda população maricaense uma economia média mensal de R$ 12.150.000,00 (doze milhões, cento e cinquenta mil reais).

De janeiro a setembro do ano de 2022, a economia gerada para a população de Maricá chega a soma de R$ 109.350.000,00 (cento e nove milhões e trezentos e cinquenta mil reais).

Para o presidente da EPT, Celso Haddad, o transporte coletivo de passageiros gratuito ao cidadão contribui para o desenvolvimento econômico, ajuda a gerar empregos e potencializa a vocação turística da Cidade:

"Com a gratuidade nos Vermelhinhos o acesso ao lazer foi democratizado e o maricaense pode conhecer sua Cidade por inteiro, de Jaconé à Itaipuaçu, sem gastar um centavo com passagem de ônibus; além disto, o Município aquece o comércio com uma maior movimentação de pessoas em todas as localidades. Toda esta economia gerada à população, além de possibilitar uma melhor qualidade de vida ao povo da nossa Cidade, é um dever, por parte exclusivamente deste Governo Municipal, do cumprimento de um direito social a todo e qualquer cidadão ao transporte público eficiente de TARIFA ZERO ", diz o presidente da EPT.