EPT marca presença no lançamento do Movimento Catarinense pela Tarifa Zero

Sexta, 14 Abril 2023 15:04

A EPT marcou presença na última quinta-feira (13/04), no lançamento do Movimento Catarinense pela Tarifa Zero (MCTZ).

O evento foi promovido pela Frente Parlamentar em Defesa do Transporte Público, Mobilidade e Tarifa Zero e realizado na Câmara Municipal de Garopaba/SC.

O MCTZ, tem por objetivo unir vereadores, prefeitos, deputados, acadêmicos e ativistas para debater, promover e dar suporte técnico político para a aprovação da proposta de emenda constitucional do Sistema Único de Mobilidade (SUM) e apoiar a implementação da Tarifa Zero nas cidades catarinenses.

A EPT participou de uma mesa de debate com o tema “Os caminhos para o Tarifa Zero e a PEC da regulamentação do transporte como direito social” que teve como mediador o professor, economista, doutor em geografia (UFSC) e vereador de Florianópolis, Afrânio Boppré.

Durante o debate, o presidente da EPT, Celso Haddad, falou sobre as experiências na gestão dos modais de Tarifa Zero em Maricá, do crescimento da demanda, da necessidade de deslocamento da população e ressaltou a economia de R$ 161 milhões, em 2022, gerada para a população.

Para Celso Haddad é gratificante ver Garopaba iniciando a operação do transporte coletivo de tarifa zero: “Maricá, através da EPT, é reconhecidamente a Cidade modelo do País na implantação dos modais de transporte (vermelhinho e vermelhinha) de tarifa zero. A interação entre as Cidades é imprescindível para que toda a população brasileira tenha seu direito social ao transporte assegurado”, afirma Haddad.

O vereador de Garopaba/SC, Jean Ricardo Antunes, considera fundamental para o desenvolvimento do Tarifa Zero no país as experiências bem-sucedidas da cidade de Maricá.

“Foi com alegria que a gente recebeu a comitiva de Maricá/RJ, um exemplo para todos nós na implementação do Tarifa Zero. E tenho certeza, que com a experiência que a gente trocou neste encontro, vai proporcionar melhorias no nosso sistema de transporte. Parabéns e obrigado ao presidente Celso e toda equipe da EPT. Queremos a tarifa zero em todo país. Uma política construtiva de direitos das pessoas”, explica Jean.

#EPTMaricá #PrefeituraDeMaricá #tarifazero #mobilidadeurbana #Maricá #Garopaba