Visita técnica da prefeita de Japeri a Maricá: Conhecendo inovações em políticas públicas, mobilidade urbana e Tarifa Zero

Segunda, 23 Outubro 2023 10:02

Na última sexta-feira, 20 de outubro, Maricá recebeu a prefeita de Japeri/RJ, Fernanda Ontiveros, e sua comitiva em visita oficial para conhecer de perto as políticas públicas que têm obtido sucesso na Cidade e atraído atenção tanto a nível nacional quanto internacional.

A comitiva foi recebida pelo prefeito de Maricá, Fabiano Horta, que conduziu a visita e esclareceu pontos essenciais das principais políticas públicas e iniciativas que têm transformado a cidade. Também acompanharam a visita a primeira-dama do município, Rosana Horta, o secretário municipal de Governo, João Maurício de Freitas, o diretor Operacional da EPT, José Paulo Costa, a diretora de Tecnologia e Planejamento da EPT, Tatiana Postiço, juntamente com outras autoridades e membros do governo.

A Empresa Pública de Transportes (EPT) apresentou dados da operação, como a quantidade de viagens e deslocamentos dos ônibus vermelhinhos e das bicicletas vermelhinhas. Também destacou a evolução do sistema Tarifa Zero em Maricá desde sua criação em 2014 e ressaltou o impacto financeiro positivo nas famílias. Anteriormente, cerca de 20% da renda familiar era destinada ao transporte. Em 2022, a população de Maricá deixou de gastar R$ 161,8 milhões em passagens de ônibus com o Tarifa Zero.

Também foram apresentados dados do Sistema de Bicicletas Compartilhadas de Maricá, e a prefeita Fernanda Ontiveros teve a oportunidade de conhecer na prática o funcionamento, ao retirar uma bicicleta na Estação 10 Deck e pedalar pela Orla de Araçatiba.

Ao todo, 250 vermelhinhas estão à disposição de moradores e turistas em 25 estações, localizadas nos bairros do Centro, Itapeba, Parque Nanci, Araçatiba, Itaipuaçu, Flamengo, São José do Imbassaí, Barra de Maricá e Ponta Negra.