EPT participa da terceira edição do seminário internacional “Transporte como direito e caminhos para a tarifa zero” Destaque

Terça, 20 Junho 2023 13:33

A Prefeitura de Maricá, através da Empresa Pública de Transportes (EPT), participou do 3º Seminário Internacional – Transporte como Direito e Caminhos para a Tarifa Zero.

Realizado no Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília – UnB, entre os dias 13 e 16 de junho, o evento contou com mesas técnicas, debates, lançamento de livros, atividade cultural, audiência pública na Câmara Federal e visita técnica à cidade de Formosa (GO) para conhecer as experiências de Tarifa Zero no município.

O Seminário Internacional da Tarifa Zero é uma iniciativa conjunta da Fundação Rosa Luxemburgo, do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e do Movimento Passe Livre (MPL).

O encontro reuniu acadêmicos, parlamentares, gestores públicos e representantes de movimentos sociais para discutir a construção de políticas públicas de tarifa zero e fortalecer mobilizações sociais e articulações em defesa da mobilidade, além de compartilhar conhecimento e práticas de sucesso com a implementação da Tarifa Zero para a população.

Participaram do evento nomes como Lúcio Gregori, ex-secretário de transportes de São Paulo; Daniel Santini, escritor e coordenador de projetos da Fundação Rosa Luxemburgo; Celso Haddad, presidente da Empresa Pública de Transportes (EPT); o músico BNegão; e a deputada federal Erika Kokay (PT).

Na última quinta-feira (15), como parte da programação do evento, a EPT participou da Audiência Pública com o tema: “O Sistema Único de Mobilidade e a Tarifa Zero”, Câmara dos Deputados.

E na sexta-feira (16), finalizando o evento, foi realizada visita à cidade de Formosa (GO), que é um dos mais de 70 municípios brasileiros que adotaram a política do Tarifa Zero no país, segundo levantamento do Inesc (Instituto de Estudos Socioeconômicos).

#EPTMaricá #PrefeituraDeMaricá #tarifazero #mobilidadeurbana #Maricá