Maricá é considerada cidade exemplo em audiência pública para debater o Sistema Único de Mobilidade e a Tarifa Zero no DF

Terça, 20 Junho 2023 13:58

A Prefeitura de Maricá, através da Empresa Pública de Transportes (EPT), foi considerada Cidade exemplo na última terça-feira (13/06), na audiência pública realizada na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) para debater o Sistema Único de Mobilidade e a Tarifa Zero no transporte coletivo do DF e Regiões do Entorno.

A audiência foi conduzida pelo deputado distrital Max Maciel, presidente da Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana (CTMU).

Também participaram da mesa: o presidente da Empresa Pública de Transportes (EPT), Celso Haddad; o secretário de Transporte e Mobilidade, Flávio Murilo de Oliveira; a secretária de Estado do Entorno do Distrito Federal, Carol Fleury; o secretário municipal de Cultura e Junventude de Luziânia (GO), Gabriel Fidelis Santos Eduardo; a gerente Operacional de Transporte de Passageiros da ANTT, Juliana Esteves de Oliveira; o membro do Conselho da Cidade de Curitiba (CONCITIBA), Lafaiete Santos Neves e a antropóloga e representante do Movimento Passe Livre, Leila Saraiva.

Em sua apresentação, Celso Haddad, presidente da EPT, mostrou a evolução do sistema Tarifa Zero em Maricá, desde sua criação em 2014, e ressaltou o retorno financeiro para as famílias:

"Em 2016 eram 3 linhas e neste ano, já são 39 linhas. Hoje são 1330 viagens por dia e temos mais de 3,5 milhões de deslocamento de pessoas por mês. Anteriormente, cerca de 20% da renda familiar era gasta com transporte. Em 2022, a população de Maricá deixou de pagar em passagens de ônibus R$ 161,8 milhões”, informou Celso Haddad.

#EPTMaricá #PrefeituraDeMaricá #tarifazero #mobilidadeurbana #Maricá #CLDF