EPT comemora nove anos de sucesso do Tarifa Zero em Maricá com ônibus museu e anúncio da ampliação dos serviços

Quarta, 13 Setembro 2023 09:15
Nesta segunda-feira, 11 de setembro, a Prefeitura de Maricá, através da Empresa Pública de Transportes (EPT), celebrou o aniversário de 9 anos do Tarifa Zero com uma solenidade na Rodoviária do Povo, localizada no Centro da Cidade.

Durante a solenidade, houve a presença de um ônibus museu retratando a história do "Vermelhinho" e o anúncio da expansão dos serviços oferecidos pela EPT.

Maricá conquistou o pioneirismo, em 2014, ao se tornar o primeiro município com mais de 100 mil habitantes a implementar um sistema de transporte inteiramente gratuito, tornando-se um modelo de referência em mobilidade urbana em todo o País.

O programa teve seu início com apenas 13 ônibus, e atualmente conta com um total de 135 veículos na frota, que operam em toda a extensão da Cidade, de Jaconé à Itaipuaçu, proporcionando transporte de qualidade e gratuito para todos.

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, falou sobre a importância de rememorar os tempos para entender o presente e afirmou que o Vermelhinho é uma política que vai ter longevidade.

“Hoje é dia de celebrar um processo que foi duro e que teve incredulidade num primeiro momento. Em 2013, eu era vereador da cidade e com a ousadia, o sentimento de quem conhece a realidade do povo, o nosso deputado federal, ex-prefeito Quaquá, comprou o desafio de estabelecer o Tarifa Zero como uma política. Em 2014, a gente resolveu quebrar o ciclo de exploração do povo que o setor rodoviário estabeleceu e dizer para a sociedade de Maricá e para o povo de Maricá que nós vamos construir, na longevidade do tempo, uma política e uma garantia que o povo tem. E o vermelhinho significa essa garantia diária do ir e vir de milhares de pessoas”, destacou Fabiano Horta.

Celso Haddad, presidente da EPT, destacou a importância do governo em investir recursos no aprimoramento do sistema de transporte público com Tarifa Zero e anunciou projetos que serão concretizados em 2024.

“Maricá pensa nas pessoas, no direito de cada cidadão e não iremos parar. Essa história vai longe. Aqui a gestão do transporte é popular, onde a pessoa elogia, reclama e tira dúvidas. Para 2024, a gente vai aumentar a frota dos vermelhinhos. As vermelhinhas vão chegar em toda a cidade. Vamos ter bicicleta para pessoas com deficiência e bicicletas infantis. Os nossos ônibus não terão mais catraca, porque esse é um objeto inibidor, cerceador do direito de ir e vir, um objeto de cobrança de tarifa. Então, Maricá vai continuar sendo a cidade das pessoas, do cuidado maior com o seu povo”, assegurou Celso Haddad.